terça-feira, 23 de setembro de 2008

«Sem Compromisso» - Escultura de Rita Cascais na Casa Bocage


Inauguração da exposição «SEM COMPROMISSO.», da artista plástica RITA CASCAIS, no dia 27 de Setembro, sábado, pelas 21h30, na Casa Bocage (Rua Edmond Bartissol, 12, Setúbal)


Da autoria da artista plástica Rita Cascais, a exposição «Sem Compromisso.», composta por sete peças escultóricas, surge enquadrada nas Jornadas Europeias do Património que, no ano de 2008, manifesta o objectivo especifico de reforçar o elo de ligação entre a população e o seu património, fomentando a criação de acções que estimulem esta relação consequenciando uma maior apropriação e reapropriação do património por parte da comunidade a que este pertence.

«Sem compromissos» surge também como um elemento dinamizador de um bem patrimonial de inegável valor para Setúbal – a Casa Bocage –, potenciando, concomitantemente, o desenvolvimento de uma relação simbiótica entre o património cultural e as manifestações artísticas contemporâneas.

Esta exposição reúne um conjunto de esculturas interligadas apenas pelo material de execução. Constituídas por diversas formas, indicam a individualidade e a independência das peças. Contêm uma linguagem própria – e é isto que as obras têm em comum. Não obstante os calcários e os mármores dominarem o panorama dos materiais utilizados, surgem por vezes materiais agregados – elementos cerâmicos – para que as esculturas fiquem completas.

Rita Cascais, nascida em Setúbal em 1979, concluiu os estudos secundários nesta cidade. A primeira abordagem ao ensino superior teve início nas Caldas da Rainha (ESAD), mas foi em Lisboa que, na Faculdade de Belas Artes, concluiu a licenciatura em Artes Plásticas na variante de Escultura. Participa em exposições colectivas e individuais desde 2003 e foi vencedora, em 2006, de um concurso nacional e internacional de Escultura Pública – Arts and Business & Hotel Center – para o Parque das Nações, em Lisboa



Local: Casa Bocage, Rua Edmond Bartissol, 12, Setúbal (Rua da Igreja de S. Sebastião)
Organização: Associação Cultural e Artística Elucid'Arte e Câmara Municipal de Setúbal

1 comentário:

Anónimo disse...

Your blog really ROCKs!!!

ohhh ... Yeah!