segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Património cultural

O que é afinal o património cultural (não o confundam com o património jurídico ou económico ou outro)?
 
Património (cultural) é tudo o que é considerado de interesse relevante para a identidade e cultura de uma comunidade. É algo que, como comunidade, gostaríamos de ver passado às gerações futuras. Algo que nos identifica. Algo que nos continua. 
Esta será uma definição de património, haveram outras, mais corretas, mais interessantes, mas esta é uma despretensiosa definição. E esta definição, embora importante, não é o que nos trás aqui. 
 
Há pouco tempo tropecei num site que me pareceu deveras interessante, “The Burning House” (http://theburninghouse.com/), que arranca com esta questão: Se a tua casa estivesse a arder, o que levarias contigo? Depois apresenta uma serie de fotografias e de descrições dos objetos que os internautas (qualquer um que queira pode submeter um post) carregariam consigo, aconselho a visitar.
 
(traduzido rudemente do site)
"Se a tua casa estivesse a arder, o que levarias contigo?"
“É um conflito filosófico entre o que é prático, valioso e sentimental. Você é forçado a priorizar e resumir uma vida de bens acumulados naquilo que consegue carregar. O que carregaria reflete seus interesses, os seus antecedentes e as suas prioridades. A etapa da vida das pessoas também determina a sua seleção. Um pai de cinco filhos com quarenta anos iria carregar coisas muito diferentes do que ele teria carregado como licenciado com vinte anos. Pense nisso como uma entrevista completa condensada em uma pergunta.”
 
Agora a nossa questão.
 
E se a tua cidade tivesse a arder? E pudesses escolher dez edifícios para proteger quais seriam? 
 
 
Há regras:
  • Onde moras ou onde trabalhas não pode ser (a não ser que todos sejamos assim tão egoístas que não vemos mais nada além daquilo que é, materialmente, nosso).
  • Terá de ser algo que te represente e à comunidade onde te inseres (pois não te esqueças que toda a cidade irá arder só restaram esses edifícios).
  • E não há más escolhas.
Comenta e manda-nos a tua opinião

Sem comentários: