quinta-feira, 17 de abril de 2008

MANIFESTO

Associação Cultural e Artística Elucid'Arte

Acreditando que o património cultural e que as artes plásticas são valores fundamentais em qualquer comunidade humana – assumindo-se estes enquanto vias essenciais para um maior, melhor e mais sustentado desenvolvimento destes grupos e dos seus territórios – foi fundada a Associação Cultural e Artística Elucid’Arte com intuito de melhor divulgar, valorizar e preservar estes bens patrimoniais e artísticos.

A Associação Cultural e Artística Elucid’Arte teve o seu início de actividade em Janeiro de 2008 e desde cedo definiu o seu objecto social e o seu raio de acção.
Os seus objectivos – que serão desenvolvidos preferencialmente na região de Setúbal – assentam por um lado no património cultural e na educação patrimonial e por outro nas artes plásticas e na educação artística.

No âmbito destas temáticas, a Associação Cultural e Artística Elucid’Arte propõem-se a desenvolver vários e diversificados tipos de actividades e eventos com objectivos educativos, culturais, científicos, de valorização e de sensibilização para a importância destes valores.
No que respeita ao património cultural e à educação patrimonial, a Associação pretende criar, para crianças e jovens, actividades pedagógicas (ateliers, cursos, workshops) usando os bens patrimoniais como fonte primária de conhecimento e, sempre que possível, abordando-os interdisciplinarmente. Um maior desenvolvimento cognitivo das crianças e dos jovens aliado a um crescimento individual e social harmonioso e saudável dos mesmos, passa por um maior respeito pela história, pela memória e pela identidade dos grupos aos quais pertencem – e o património cultural assume-me como um elemento evidente, visível e mais tangível das memórias colectivas e um símbolo representativo das identidades.

Projectos de intervenção e sensibilização, de dinamização de espaços patrimoniais, de criação de novos espaços culturais e de transformação de espaços não-culturais em espaços culturais assumem-me, também, com prioridades estratégicas.

No que concerne às artes plásticas e à educação artística, pretende-se promover artistas plásticos da região de Setúbal através de vários tipos de apoio – seja através da organização de exposições, realização de portfólios fotográficos e de outros trabalhos gráficos, apoio logístico, institucional, de recursos humanos, entre outros.

A educação artística torna-se indispensável para o desenvolvimento da expressão, da criatividade e do reconhecimento da importância das artes plásticas enquanto meio de comunicação privilegiado. Neste sentido, a Associação desenvolverá várias actividades neste âmbito (muitas vezes associando as artes plásticas com o património cultural).

Seminários, conferências, visitas guiadas, cursos e acções de formação relacionados com os objectivos preconizados pela Associação serão também actividades contempladas, para todos os tipos de público, nas linhas programáticas desta.

São estas as linhas gerais que guiarão a Associação Cultural e Artística Elucid’Arte ao longo da sua existência e do seu desenvolvimento.

Acima de tudo, desejamos uma Setúbal mais cultural, mais atenta e sensibilizada para o seu património cultural – valorizando-o cada vez mais e pensando-o como um elemento de coesão social, de representação simbólica das identidades e de desenvolvimento sócio-económico – e para os seus artistas e suas criações – enquanto actores fundamentais na vida da cidade e da sua dinâmica cultural.

A cooperação entre várias entidades públicas e privadas tornará estes ideais mais exequíveis e possíveis. Desta forma, privilegiamos e sempre privilegiaremos o estabelecimento de protocolos de cooperação com as mais variadas instituições.

1 comentário:

Tiago Matos Costa disse...

Mas que grabde discuro... Isso ca para mim é so política!!
ahaha

os meus votos de um grande futuro para a Elucid'Arte! :p

Tiago